Teoria malthusiana e neomalthusiana – geografia 1° ano ensino medio

Teoria malthusiana e neomalthusiana - geografia 1° ano ensino medio

veja um pouco sobre a teoria malthusiana e neomalthusiana.

teoria malthusiana

Proposta por Thomas malthus em 1798, que afirmava que o crescimento populacional tem dia a superar a capacidade da terra fornecer alimento para a população. Malthus argumentou que a população crescia geneticamente, enquanto a população de alimentos crescia aritméticamente o que resultaria em fome, doenças e mortes.

Malthus defendia que a solução para evitar a catástrofe demográfica seria controlar o crescimento populacional, por meio de limitações a natalidade. Essa teoria gerou muitos debates e críticas especialmente por defender a restrição das famílias mais pobres enquanto as elites continuavam tendo filhos.

teoria neomalthusiana.

Considerada uma atualização da teoria malthusiana foi proposta por volta de 1950. Ela defendia que a população mundial crescia em ritmo acelerado e que esse crescimento seria insustentável, pois o planeta não teria recurso suficiente para atender as necessidades de toda a população. Além disso, a teoria neomalthusiana inclui outros fatores além da limitação de alimentos, como a escassez de energia de água e de outros recursos naturais.

Os neomalthusianos pretendiam propor medidas para controlar o crescimento populacional como o uso de contraceptivos e políticas para incentivar a redução da natalidade. Essa teoria também foi criticada por muitos, por não levar em conta questões como a distribuição desigual de recursos e o impacto das atividades humanas sobre o meio ambiente.

 

Autor: Daniela

sou especializada na área da tecnologia e na área estética da beleza e cuidados, todos os meus conteúdos são gerados por mim com ajuda de inteligências artificiais IA

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!